Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

Eleições em França. Os extremos alargam o domínio da luta

Sem maioria absoluta de nenhum dos blocos políticos, Macron terá de decidir quem nomear como primeiro-ministro, contando entre os candidatos com Mélenchon e Hollande. Certo é que a vitória da extrema-direita acabou por não acontecer e que a extrema-esquerda se fortaleceu no parlamento.

caderno de significados

O camaleão Bardella

A transformação camaleónica que Marine Le Pen produziu desde 2011, quando tomou as rédeas do partido, foi agora potenciada até ao zénite por Jordan Bardella, que está longe de ser uma marioneta da líder do partido. Suspeito que, tragicamente, ainda vamos ouvir falar muito dele.

Vasco Rato

O ocaso de Macron na hora de Le Pen

Oito anos depois de criar o En Marche, o Presidente, preso num labirinto construído por ele, dissolve a Assembleia Nacional e mergulha França nas eleições mais polarizadas das últimas décadas.

Maria Henrique Espada

Acontecimentos internacionais do ano 2023

Foi o ano de todos os perigos: terrorismo, guerras, inflação, ataques à democracia, distúrbios, ditadores e mercenários, todos desenhados a par e passo por Vasco Gargalo para a SÁBADO.

5
Margarida Davim

Vida Justa: "O centro da cidade não é um lugar confortável"

Contra a inflação e a crise na habitação, contra o racismo e a discriminação, pela paz na Palestina. A organização do Vida Justa diz que foram 10 mil os que se manifestaram este sábado. Muitos vieram das periferias e isso pode ser mais difícil do que parece.

João Carlos Barradas

O caldeirão da violência francesa

Os ataques seletivos a vários políticos, inclusive descendentes de emigrantes africanos, são só mais um dos episódios da nova onda de violência que visa várias cidades de França. O que levou a tudo isto é mais profundo do que a morte de um adolescente.

João Carlos Barradas

França: Macron e a "canalha"

A declaração do estado de emergência é inevitável se as autoridades francesas não conseguirem evitar o agravamento e alastramento dos motins e do vandalismo este fim-de-semana. A análise de João Carlos Barradas.

Débora Calheiros Lourenço

Emmanuel Macron sobrevive a moções de censura

Uma vez que nenhuma das moções foi aprovada pela Assembleia, a revisão da lei das aposentações foi considerada definitivamente aprovada pelo que é esperado que Emmanuel Macron se pronuncie nos próximos dias.

A lagartixa e o jacaré

Guerra

Talvez o melhor exemplo de uma ultrapassagem política no terreno das lutas sociais seja a acção do STOP, que deixou a Fenprof a correr atrás de milhares de professores muito mais dispostos à acção do que nos últimos anos.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)