Segundo as autoridades norte-americanas, Jack Teixeira está a ser investigado há algum tempo e a sua detenção está para breve.
Jack Teixeira, jovem de 21 anos da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, é o suspeito de partilhar documentos confidenciais dos Estados Unidos ao longo dos últimos meses. Entre os dados, encontavam-se detalhes sobre os programas de espionagem dos Estados Unidos ou os apoios enviados à Ucrânia.
Getty Images
Segundo fontes das autoridades norte-americanas, o jovem está a ser investigado há algum tempo e a sua detenção está para breve.
Documentos confidenciais do Departamento de Defesa foram encontrados a circular na internet no mês passado e revelaram detalhes sobre os programas de espionagem dos Estados Unidos, os apoios enviados à Ucrânia, avaliações secretas do poder de combate da Ucrânia e outras informações relativas a aliados dos Estados Unidos como a Coreia do Sul ou Israel.
Esta quinta-feira Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, referiu que a investigação do Comité de Inteligência e do Departamento de Justiça estava a ter avanços no que toca à identidade do autor da publicação.
Também hoje oThe New York Timesavançou que o suspeito é um líder de um pequeno grupo de jogos online, na plataforma Discord, e que foi nesse grupo que os documentos foram pela primeira vez partilhados.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, afirmou que a Casa Branca apenas soube da existência destes documentos no início da semana passada e que o Pentágono está a "liderar um esforço interagências para verificar quaisquer implicações para a segurança nacional que possam resultar da divulgação dos documentos".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.