NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Caiu o pináculo do edifício do século XVII da capital dinamarquesa. Governante compara evento ao incêndio que consumiu a Notre-Dame, em Paris.
O edifício da Bolsa de Valores da Dinamarca, uma construção do século XVII, foi parcialmente consumido por chamas esta terça-feira de manhã, tendo o pináculo do palácio desabado. A causa do incêndio ainda não foi apurada.
A polícia isolou uma grande área junto ao edifício localizado no centro da capital dinamarquesa, enquanto os serviços de emergência e os bombeiros de Copenhaga combatiam as chamas. O telhado do edifício, que remonta ao século XVII e é uma popular atração turística de Copenhaga, foi consumido pelas chamas. O pináculo, formado pelas caudas entrelaçadas de quatro dragões, elevava-se a 56 metros de altura.
O edifício estava a sofrer obras de renovação: no exterior, estava cercado por andaimes e envolvido numa cobertura protetora de plástico. Atualmente, era a sede da câmara do comércio da Dinamarca. Segundo os serviços de emergência, os andaimes dificultaram o combate às chamas.
Por precaução, foram evacuadas várias alas do Castelo de Christiansborg, a sede do Parlamento da Dinamarca e do Ministério das Finanças que fica perto do edifício que se encontra a arder.
A carregar o vídeo ...
Enormes colunas de fumo são visíveis no centro de Copenhaga sendo que alguns cidadãos foram vistos a entrar para o interior do edifício para salvar obras de arte. Jakon Engel-Schmidt, ministro da Cultura da Dinamarca, admitiu àAssociated Press que foi "tocante" ver como dezenas de pessoas tentaram ajudar os serviços de emergência a "salvar tesouros artísticos e imagens icónicas do edifício em chamas". Segundo o governante, 400 anos de património cultural dinamarquês foram consumidos pelo fogo. No edifício estavam várias pinturas de artistas dinamarqueses que datavam já do século XVII.
O ministro da Defesa Troels Lund Poulsen comparou este momento ao incêndio que consumiu a catedral de Notre-Dame em Paris há cinco anos.
Várias ambulâncias encontram-se no local, mas não há registo de vítimas.
Incêndio destruiu o edifício da Bolsa de Valores da Dinamarca
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.