Sábado – Pense por si

Hamas confirma nova ronda de negociações de cessar-fogo com Israel

Segundo o representante do grupo terrorista ainda não há "nenhuma oferta certa em cima da mesa".

O Hamas confirmou este sábado que está em andamento em Doah, no Qatar, uma nova ronda de negociações com Israel. A informação foi transmitida pelo representante do grupo terrorista, Taher al-Nono, à agência de notícias Reuters.

AP Photo/Jehad Alshrafi

Segundo Nono, ambos os lados estão neste momento a discutir todas as questões "sem pré-condições" e até ao momento ainda não há "nenhuma oferta certa em cima da mesa".

À Reuters, o mesmo porta-voz garantiu ainda que o Hamas está "ansioso para fazer todos os esforços necessários" para ajudar os mediadores a tornar as negociações num sucesso.

Estas negociações ocorrem agora num momento em que Israel se prepara para expandir as suas operações na Faixa de Gaza, e à medida que o país procura um "controle operacional" em algumas áreas do enclave devastado pela guerra.

O retorno destas negociações acontece também depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter cancelado, na sexta-feira, uma viagem ao Médio Oriente, embora tenha reconhecido a crescente crise de fome na Faixa de Gaza e a necessidade de entrega de ajudas.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.