Sábado – Pense por si

Guerra na Ucrânia. As ondas de choque na economia

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 21 de fevereiro de 2024 às 23:00

Os dois anos de guerra são uma das razões para que a zona euro esteja perto de uma recessão, com os EUA a lucrarem nas armas. Na Rússia, as sanções esburacadas não travaram o financiamento da economia militar.

Em meados deste mês, a Comissão Europeia cortou pela terceira vez as previsões económicas para a zona euro: em vez dos 1,6% que previa em maio do ano passado, prevê agora metade. A Alemanha, a maior economia europeia, deverá entrar em recessão no primeiro trimestre deste ano, um risco que toda a zona euro enfrenta no que, por agora, se prevê que seja uma contração suave – em boa parte um produto da invasão russa da Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro