Sábado – Pense por si

Uma longa Guerra de desinformação

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos 21 de fevereiro de 2024 às 23:00

Vladimir Putin sabe que a batalha na opinião pública é um jogo de conspirações de longo prazo. Por isso, não se sente intimidado e tudo o que lhe resta é continuar a jogar. Nem evita abater opositores como Navalny.

Já decorria a segunda fase da invasão militar da Ucrânia pela Rússia, na sequência das conquistas de 2014, quando Budanov, chefe da secreta militar ucraniana, saiu da penumbra da floresta dos enganos, para afrontar o inimigo. Atrás de si, uma pintura kitsch de uma caçada, em que uma coruja leva nas garras um morcego. Mensagem? Aqui vigora a lei da selva, nós somos o predador e vocês (serviços russos) a presa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.