Sábado – Pense por si

Uma longa Guerra de desinformação

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos 21 de fevereiro de 2024 às 23:00

Vladimir Putin sabe que a batalha na opinião pública é um jogo de conspirações de longo prazo. Por isso, não se sente intimidado e tudo o que lhe resta é continuar a jogar. Nem evita abater opositores como Navalny.

Já decorria a segunda fase da invasão militar da Ucrânia pela Rússia, na sequência das conquistas de 2014, quando Budanov, chefe da secreta militar ucraniana, saiu da penumbra da floresta dos enganos, para afrontar o inimigo. Atrás de si, uma pintura kitsch de uma caçada, em que uma coruja leva nas garras um morcego. Mensagem? Aqui vigora a lei da selva, nós somos o predador e vocês (serviços russos) a presa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.