Sábado – Pense por si

Detida na Alemanha, Greta Thunberg já foi libertada

Ativista pelo clima juntou-se aos protestos contra a expansão de uma mina de carvão.

A ativista pelo clima Greta Thunberg foi detida juntamente com outros ativistas na Alemanha, durante uma manifestação contra uma mina de carvão emLützerath. Todo o grupo será libertado ainda hoje, segundo as autoridades alemãs. Cerca das 20h30, já estava em liberdade. 

"Não há razão para os manter detidos durante dias. Demorará horas ou serão libertados imediatamente", indicou um porta-voz da polícia regional após a detenção.

Greta Thunberg, 20 anos, foi presa durante um protesto na mina de Garzweiler 2, a nove quilómetros de Lützerath. A aldeia será demolida para que seja explorado carvão, o que motivou os protestos dos ativistas que querem a exploração de energias renováveis.

Antes da intervenção, a polícia disse ao grupo: "Vamos recorrer à força para a verificação de identidade, por isso cooperem por favor."

A carregar o vídeo ...

Depois de ser retirada do local, Greta Thunberg foi fotografada dentro de um autocarro da polícia, sentada. "Greta Thunberg fazia parte de um grupo de ativistas que se aproximou da entrada [da mina]. Contudo, foi travada e levada por nós com este grupo para longe da área de perigo imediato para que fossem estabelecidas as suas identidades", indicou um porta-voz da polícia de Aachen.

No sábado, 14 de janeiro, Greta Thunberg discursou para os ativistas, considerando a expansão da mina "uma traição às gerações presentes e futuras": "A Alemanha é um dos maiores poluidores do mundo e precisa de ser responsabilizada."

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.