Sábado – Pense por si

Gabriel Attal é o novo primeiro-ministro francês

Aos 34 anos torna-se o mais jovem a ocupar o cargo na V República. Deixa a pasta da Educação para substituir Elisabeth Bourne que se demitiu.

Gabriel Attal é o novo primeiro-ministro francês. O ex-ministro da Educação, de 34 anos, sucede assima Elisabeth Borne que anunciou a sua demissãoontem e torna-se o primeiro-ministro mais jovem da V República.

REUTERS/Sarah Meyssonnier

Emmanuel Macron nomeou Attal esta terça-feira numa tentativa de refrescar a segunda metade do seu mandato presidencial. Os media franceses defendem que Macron tenta assim ultrapassar as polémicas do ano passado com o aumento da idade da reforma e a lei da imigração que trouxeram descontentamento popular.

Attal é próximo de Macron e tornou-se conhecido dos franceses quando ocupou o cargo de porta-voz do governo durante a pandemia de covid-19. Passou depois para a chefia da pasta da Educação e é ainda conhecido por ter assumido publicamente ser homossexual.

"Gabriel Attal é um pouco como Macron em 2017", descreve o deputado Patrick Vignal (do mesmo partido de Macron), comparando com o facto do presidente ter sido o mais jovem da França moderna.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres