Sábado – Pense por si

Gabriel Attal é o novo primeiro-ministro francês

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 09 de janeiro de 2024 às 11:40
As mais lidas

Aos 34 anos torna-se o mais jovem a ocupar o cargo na V República. Deixa a pasta da Educação para substituir Elisabeth Bourne que se demitiu.

Gabriel Attal é o novo primeiro-ministro francês. O ex-ministro da Educação, de 34 anos, sucede assima Elisabeth Borne que anunciou a sua demissãoontem e torna-se o primeiro-ministro mais jovem da V República.

REUTERS/Sarah Meyssonnier

Emmanuel Macron nomeou Attal esta terça-feira numa tentativa de refrescar a segunda metade do seu mandato presidencial. Os media franceses defendem que Macron tenta assim ultrapassar as polémicas do ano passado com o aumento da idade da reforma e a lei da imigração que trouxeram descontentamento popular.

Attal é próximo de Macron e tornou-se conhecido dos franceses quando ocupou o cargo de porta-voz do governo durante a pandemia de covid-19. Passou depois para a chefia da pasta da Educação e é ainda conhecido por ter assumido publicamente ser homossexual.

"Gabriel Attal é um pouco como Macron em 2017", descreve o deputado Patrick Vignal (do mesmo partido de Macron), comparando com o facto do presidente ter sido o mais jovem da França moderna.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.