NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
As mortes ocorreram numa área de caravanas para idosos. 2,6 milhões de casas e empresas ficaram sem energia elétrica e o abastecimento de água também foi suspenso.
O furacão Milton causou pelo menos duas mortes na Flórida, apesar de ter atingido o estado norte-americano como uma tempestade de categoria 3 com ventos máximos de 195 km/h. O furacão chegou a ser classificado como de categoria 5.
A carregar o vídeo ...
As mortes ocorreram em Fort Pierce, onde 125 residências ficaram destruídas. Muitas eram caravanas inseridas em comunidades para idosos.
Foi em Siesta Key, a 112 quilómetros de Tampa Bay - habitada por três milhões de pessoas e que se previa ser uma das zonas mais afetadas - que o Milton tocou terra. Antes, criou 19 tornados que também semearam a destruição, como este registado em Vero Beach South:
A carregar o vídeo ...
Na cidade de St. Petersburg, na área metropolitana de Tampa Bay, registaram-se 41 centímetros de chuva. O estádio de beisebol dos Tampa Bay Rays ficou muito danificado e o tecido que servia de telhado ficou esfarrapado. Ainda não se sabe se há danos dentro do edifício.
Na mesma cidade, a água deixou de correr nas torneiras devido à suspensão do serviço causado por uma rutura. Além da falta de água, 2,6 milhões de casas e empresas ficaram sem energia elétrica.
Entretanto, o Milton foi descendo de categoria e no início de quinta-feira, era de categoria 1 com ventos de 145 quilómetros por hora. Prevê-se que atinja agora a zona de Orlando. Após o Milton tocar terra, o governador da Flórida Ron DeSantis, pediu às pessoas que se protegessem: "De momento, é demasiado perigoso para evacuar de forma segura, por isso têm que se manter no mesmo local e aguentar."
No mesmo dia, o governador lamentou outra situação partilhada pelas autoridades. A polícia de trânsito encontrou um cão preso a um poste, deixado sozinho a defender-se do furacão Milton. Os agentes levaram-no. "É cruel para qualquer pessoa deixar um cão preso a um poste no meio de uma tempestade. A Flórida vai responsabilizar qualquer pessoa que inflija maus tratos a animais."
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.