Sábado – Pense por si

Explosão em mesquita faz vários mortos no Afeganistão

Um forte explosão aconteceu durante a oração das sextas-feiras.

Uma explosão numa mesquita no norte do Afeganistão provocou vários mortos, avançam as agências noticiosas. Em vídeos que circulam nas redes sociais também é possível ver vários corpos estendidos no chão de um edifício, não sendo possível perceber se estarão vivos.

REUTERS/Jorge Silva

A agência de notícia Aamaj, recolheu relatos no local que apontam para mais de 100 mortos, num atentado suicída. Entretanto outras fontes referem apenas 12 mortes confirmadas e várias dezenas de feridos. Praa já ainda não existe qualquer confirmação oficial do número de vítimas sem se sabe quem levou a cabo este ataque.

No Twitter, algumas imagens partilhadas é possível ver as ruas cheias de gente, logo após a forte explosão. O rebentamento aconteceu na mesquita xiita de Seyed Abad, na província de Kunduz, durante a oração das sextas-feiras.

Desde a retirada das tropas internacionais e a tomada do poder por parte dos talibãs, a 15 de agosto, que o Afeganistão tem sido sacudido por vários atentados, o maior dos quais levado a cabo à porta do aeroporto de Cabul, tendo vitimado centenas de pessoas, entre as quais soldados norte-americanos, durante o processo de retirada de cidadãos e militares estrangeiros do país. Esse ataque foi reivindicado pela fação local do Daesh.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.