Sábado – Pense por si

Espanha: uma eleição inconveniente

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 29 de maio de 2023 às 20:00

O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou esta segunda-feira a convocação de eleições legislativas antecipadas. Espanha vai a votos para escolher o proximo governo a 23 de julho e não em dezembro quando estaria prevista a eleição. Qual o impacto da votação antecipada a presidência espanhola da União Europeia que arranca a 1 de julho?

A agenda da presidência espanhola do Conselho Europeu acaba de perder qualquer coerência com oanúncio de eleições legislativas antecipadas por Pedro Sánchez. A campanha para a votação de 23 de julho abalroa a presidência espanhola que agendara como uma das suas principais iniciativas uma cimeira em Bruxelas, a 17 de 18 de julho, de chefes de estado e de governo da UE e da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.