Sábado – Pense por si

Espanha. Pedro Sánchez convoca eleições antecipadas para 23 de julho

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 29 de maio de 2023 às 11:03
As mais lidas

Dissolução do parlamento espanhol acontece um dia depois da derrota eleitoral do PSOE (partido de Sanchez) nas eleições regionais e locais.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira eleições legislativas antecipadas no país. A dissolução do parlamento foi a resposta do governo do PSOE à derrota nas eleições locais que se realizam no domingo.

REUTERS/Jon Nazca

As eleições gerais ficaram assim marcadas para 23 de julho. "Tomei esta decisão ao olhar para os resultados das eleições de ontem", disse o governante num discurso ao país transmitido pela televisão. 

O PSOE, partido de centro-esquerda, e os seus aliados, Podemos, perderam terreno para a direita do PP nas eleições regionais. Também a extrema-direita do Vox teve resultados acima do esperado.

"Apesar das eleições de ontem terem tido uma influência local e regional, o significado dos votos transmitem uma mensagem que vão além dessa influência. É por isso que como primeiro-ministro e secretário-geral do PSOE, pessoalmente assumo os resultados", afirmou Sánchez.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.