Sábado – Pense por si

Espanha. Pedro Sánchez convoca eleições antecipadas para 23 de julho

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 29 de maio de 2023 às 11:03
As mais lidas

Dissolução do parlamento espanhol acontece um dia depois da derrota eleitoral do PSOE (partido de Sanchez) nas eleições regionais e locais.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira eleições legislativas antecipadas no país. A dissolução do parlamento foi a resposta do governo do PSOE à derrota nas eleições locais que se realizam no domingo.

REUTERS/Jon Nazca

As eleições gerais ficaram assim marcadas para 23 de julho. "Tomei esta decisão ao olhar para os resultados das eleições de ontem", disse o governante num discurso ao país transmitido pela televisão. 

O PSOE, partido de centro-esquerda, e os seus aliados, Podemos, perderam terreno para a direita do PP nas eleições regionais. Também a extrema-direita do Vox teve resultados acima do esperado.

"Apesar das eleições de ontem terem tido uma influência local e regional, o significado dos votos transmitem uma mensagem que vão além dessa influência. É por isso que como primeiro-ministro e secretário-geral do PSOE, pessoalmente assumo os resultados", afirmou Sánchez.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro