As armas de fogo foram a principal causa de morte entre as crianças em 2020 e 2021, de acordo com a KFF, uma organização sem fins lucrativos que investiga questões de saúde.
Duas crianças estão em "estado muito crítico" após terem sido baleadas na quarta-feira num jardim-de-infância religioso no norte da Califórnia, declarou hoje a polícia norte-americana, sublinhando que o atirador aparentemente se suicidou no local.
O atirador escolheu como alvo a Escola Adventista do Sétimo Dia Feather River, em Palermo, mas não se acredita que tivesse uma ligação anterior com as vítimas ou com a escola, disse o xerife do condado de Butte, Kory L. Honea.
"Se isto é ou não um crime de ódio ou se faz ou não parte de algum tipo de esquema maior, neste momento, não tenho informações suficientes para fornecer uma resposta a isso", disse Honea.
As crianças feridas, dois rapazes de 5 e 6 anos, frequentam o jardim-de-infância da escola e foram levados para um centro de trauma na área de Sacramento, disseram as autoridades.
"Estou grato por ainda estarem vivos, mas têm um longo caminho pela frente", disse Honea.
O corpo do atirador foi encontrado perto de um escorrega e de outros equipamentos de recreio no recinto da escola. Uma arma foi encontrada nas proximidades, disse o xerife do condado de Bute.
O tiroteio ocorreu na tarde de quarta-feira na escola cristã privada, que tem menos de três dezenas de alunos, em Palermo, cidade que possui cerca de 5.500 habitantes e fica a cerca de 104 quilómetros a norte de Sacramento, capital do estado da Califórnia.
Este foi o mais recente entre dezenas de tiroteios em escolas nos Estados Unidos nos últimos anos, incluindo os especialmente mortíferos em Newtown, no estado de Connecticut, Parkland, na Florida, e Uvalde, no Texas.
Mesmo com tantos tiroteios nas escolas, pouco foi feito para alterar as leis nacionais sobre armas nos Estados Unidos. As armas de fogo foram a principal causa de morte entre as crianças em 2020 e 2021, de acordo com a KFF, uma organização sem fins lucrativos que investiga questões de saúde.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.