Sábado – Pense por si

De Vasco Rato ao Chega. Os portugueses ao lado de Trump na guerra dos votos

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 06 de novembro de 2020 às 07:04

Um antigo presidente da FLAD, dirigentes, militantes e simpatizantes do Chega, entre outros internautas, sustentam a existência de fraude eleitoral norte-americana com uma polémica que já se provou ser falsa.

É uma das grandes polémicas que mais tem agitado os apoiantes de Donald Trump nestas eleições. Um mapa eleitoral que sugere que o candidato democrata Joe Biden recebeu de uma só vez 138.339 votos no Estado do Michigan, correspondendo a 100% dos votos de uma atualização ao resultado das urnas, tornou-se viral. "SOBRE O QUE É QUE É ISTO?", escreveu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referindo-se ao mapa. O incidente ganhou força entre os apoiantes de Trump, que difundiram o referido gráfico — nem políticos portugueses ou figuras de sociedade civil resistiram à partilha. O problema é que... o que o mapa eleitoral retrata é mentira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.