Sábado – Pense por si

De Vasco Rato ao Chega. Os portugueses ao lado de Trump na guerra dos votos

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 06 de novembro de 2020 às 07:04

Um antigo presidente da FLAD, dirigentes, militantes e simpatizantes do Chega, entre outros internautas, sustentam a existência de fraude eleitoral norte-americana com uma polémica que já se provou ser falsa.

É uma das grandes polémicas que mais tem agitado os apoiantes de Donald Trump nestas eleições. Um mapa eleitoral que sugere que o candidato democrata Joe Biden recebeu de uma só vez 138.339 votos no Estado do Michigan, correspondendo a 100% dos votos de uma atualização ao resultado das urnas, tornou-se viral. "SOBRE O QUE É QUE É ISTO?", escreveu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referindo-se ao mapa. O incidente ganhou força entre os apoiantes de Trump, que difundiram o referido gráfico — nem políticos portugueses ou figuras de sociedade civil resistiram à partilha. O problema é que... o que o mapa eleitoral retrata é mentira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.