Sábado – Pense por si

Covid-19. Uma em cada oito pessoas já foi exposta ao vírus em Inglaterra

Diogo Camilo
Diogo Camilo 19 de janeiro de 2021 às 11:35
As mais lidas

Estudo aponta que mais de cinco milhões de ingleses já estiveram em contacto com o novo coronavírus e que cerca de 10% da população do Reino Unido já desenvolveu anticorpos.

O vírus da covid-19 já atingiu 12,1% da população de Inglaterra. Esta é a conclusão de um estudo do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS), que aponta que, até dezembro, uma em cada oito pessoas tinham anticorpos contra o novo coronavírus no país, o que sugere que a grande maioria das pessoas ainda está exposta ao vírus.

espanha reino unido
espanha reino unido Getty Images

De acordo com o mesmo, a mesma estatística é de 8,9% na Escócia, 9,8% no País de Gales e 7,8% na Irlanda do Norte, o que significa que 10% (ou um em cada dez britânicos) já estiveram em contacto com o vírus da covid-19.

As estimativas apontam que 5,4 milhões de ingleses com mais de 16 anos já desenvolveram anticorpos contra a covid-19, excluindo aqueles que já foram vacinados no país.

O estudo referiu-se apenas à comunidade em geral e não incluiu hospitais, lares de idosos e outros edifícios institucionais, onde o número de infetados é geralmente maior. 

Como se debruça apenas sobre o desenvolvimento de anticorpos, o número de pessoas que esteve exposta ao vírus pode ser ainda maior, uma vez que o organismo precisa de duas a três semanas para desenvolver defesas para combater a infeção pelo novo coronavírus, pelo que estes números se referem apenas a infeções passadas.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.