Sábado – Pense por si

Alemanha descobre mais uma variante da covid-19

Jornal de Negócios 19 de janeiro de 2021 às 10:52
As mais lidas

Ainda não se sabe se a mutação faz com que o vírus seja mais facilmente transmissível – como é o caso das estirpes descobertas no Reino Unido e África do Sul

A Alemanha torna-se o mais recente país a descobrir uma mutação do vírus da covid-19. Esta foi detetada num grupo de 35 pacientes hospitalizados na região da Bavaria.

Foi no hospital de  Garmisch-Partenkirchen, no sudeste da Alemanha, que foram detetados os primeiros casos desta nova variante, que afetou 35 dos 73 novos pacientes recebidos por este hospital.

Amostras do vírus estão agora a ser examinadas no laboratório da universidade Charité, em Berlim. Já há pelo menos a confirmação, da parte de fonte oficial do ministério da saúde alemão, de que esta nova estirpe difere daquela encontrada no Reino Unido ou na África do Sul.

Um responsável do hospital onde foi detetada a nova variante, Clemens Stockklausner, afirmou numa conferência de imprensa esta segunda-feira, que ainda não se sabe se a mutação faz com que o vírus seja mais transmissível – como é o caso das estirpes descobertas no Reino Unido e África do Sul. Também não é certo se será mais mortífera.

"De momento encontrámos um pequeno ponto de mutação… e não é absolutamente claro se será de relevância clínica", informou Stockklausner, citado pela CNBC.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.