Sábado – Pense por si

Cessar-fogo em Gaza começou às 12h locais

As mais lidas

A informação foi avançada pelo exército israelita

O cessar-fogo na Faixa de Gaza entrou em vigor às 12h locais (10h em Lisboa), anunciou o exército israelita, na sequência do acordo alcançado na quarta-feira entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas. 

Cessar-fogo em Gaza: Exército israelita anuncia acordo com Hamas após ataques no norte do enclave
Cessar-fogo em Gaza: Exército israelita anuncia acordo com Hamas após ataques no norte do enclave AP Photo/Emilio Morenatti

Numa declaração divulgada no Telegram, as Forças de Defesa israelitas afirmaram que as tropas se “começaram a posicionar ao longo das linhas de implantação atualizadas”, mas garantiram que as “tropas das IDF no Comando Sul estão posicionadas na área e continuarão a remover qualquer ameaça imediata”. Segundo um porta-voz do gabinete de Benjamin Netanyahu, as tropas deverão recuar até um ponto em que Israel mantém controlo de 53% do território da Faixa de Gaza, abandonando a maior parte das zonas urbanas. 

Com a entrada em vigor do cessar-fogo, começa a contar o período de 72 horas para a libertação dos 48 reféns, dos quais 20 vivos, que continuam retidos em Gaza desde o ataque do Hamas contra Israel, em 07 de outubro de 2023. Donald Trump já tinha referido que os reféns devem começar a ser libertados

A carregar o vídeo ...

O anúncio foi feito depois dos palestinianos terem relatado ataques ao norte do enclave, já esta sexta-feira de manhã. 

Este cessar-fogo surge depois de, no início da semana passada, Trump ter apresentado um , ao lado de Netanyahu, e de já esta semana .  

A emissora israelita Canal 12 avançou que Donald Trump deverá chegar a Israel segunda-feira de manhã e será recebido no Aeroporto Ben Gurion com uma cerimónia formal. Trump discursar em Jerusalém antes do início do feriado judaico Simchat Torá, na noite de segunda-feira, e já foi confirmado que não vai visitar Gaza. 

Artigos Relacionados
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.