Tribunal deu 30 dias ao estado belga para enquadrar as restrições da covid como lei ou então terá de levantar todas as regras.
Uma organização não governamental levou as restrições belgas contra a covid-19 a tribunal e o resultado acabou por lhes ser favorável. O tribunal decretou que ou o estado belga enquadra as medidas na lei ou terá de as levantar em 30 dias.
REUTERS/Yves Herman
A organização Liga Belga dos Direitos Humanos pedia em tribunal que as medidas de controlo da pandemia deixassem de ser aplicadas com base apenas em decretos dos ministérios e sem o consentimento dos legisladores, refere a Associated Press.
A ministra da Administração Interna Annelies Verlinden anunciou que o governo vai recorrer da decisão. Neste momento, a Bélgica tem um recolher obrigatório à meia-noite e as viagens internacionais não essenciais proibidas, entre as suas medidas de controlo da pandemia. A governante lembrou ainda que o supremo tribunal administrativo do país já tinha decidido que os decretos ministeriais eram suficientes para impor este tipo de restrições à população.
A decisão agora do tribunal de Bruxelas estipula que o governo deverá pagar 5.000 euros por dia, caso não cumpra a sentença em 30 dias.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A indústria financeira explora o desconhecimento e os viés comportamentais da maioria dos clientes – e faz parte do problema dos baixos rendimentos no país.
Os derradeiros dias de Pessoa com a mãe, a dama de companhia que guardou os papéis de Flores Singelas e o seu esquecimento, durante anos, no espólio de Natália Correia
Sabia que 80% dos casos de doenças cardiovasculares podiam ser evitados ou pelo menos adiados uma década? E ainda: a história do empresário António Quaresma; a moda dos microcasamentos.