NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Avião onde seguiam sete portugueses a bordo despenhou-se. Pelo menos 204 pessoas morreram no desastre.
Um avião Boeing 787 da Air India, que transportava mais de 240 passageiros, incluindo sete portugueses, despenhou-se esta quinta-feira (12) na zona residencial indiana de Meghani Nagar. Segundo a polícia local, já foram encontrados 204 cadáveres e haverá pelo menos um sobrevivente, que estaria sentado no lugar 11A. As autoridades informaram ainda que existem pelo menos 41 feridos.
AP Photo/Ajit Solanki
Anteriormente a polícia local já havia avançado que não devia haver sobreviventes, mas entretanto foi encontrado pelo menos uma pessoa com vida. "Parece que não há sobreviventes no acidente de avião", disse à Associated Press G.S. Malik, comissário da polícia de Ahmedabad, ao acrescentar que "alguns moradores locais também teriam morrido". Entretanto, Malik, citado pela BBC, adiantou que já há um registo inicial de feridos: até ao momento são 41, não especificando se algum deles era passageiro ou tripulante.
O acidente ocorreu cinco minutos depois de o avião ter descolado do Aeroporto de Ahmedabad, perto das 13h30 locais (8h30 de Lisboa), e o piloto terá enviado um pedido de socorro. O voo AI171 tinha como destino Londres, Reino Unido.
Segundo a imprensa local, seguiam a bordo 244 pessoas: 232 passageiros, 2 pilotos e 10 tripulantes de cabine. Sabe-se que entre a lista de passageiros se encontravam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadiano.
A carregar o vídeo ...
Avião com mais de 200 pessoas a bordo despenha-se na Índia
O número de vítimas ou feridos ainda é desconhecido. "Temos a informação que haveriam sete cidadãos com nacionalidade portuguesa a bordo, mas ainda não temos a certeza porque parece que existem alguns sobreviventes", disse aos jornalistas o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Segundo Emídio Sousa, estes cidadãos terão dupla nacionalidade e estariam a residir em Inglaterra. Não se sabe se seriam familiares. "Já temos a lista de passageiros e os nomes não são de origem portuguesa, por isso, presumimos que sejam de dupla nacionalidade."
O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, entretanto já falou aos jornalistas sobre o caso, mas considerou que ainda era cedo para comentar: "Já falei com o ministro dos Negócios Estrangeiros e ainda não há confirmação, mas parece que haverá sete portugueses no avião que caiu. Vamos ver. Ainda não há confirmação."
Já o governo britânico lamentou o sucedido. "As cenas que emergem de um avião, com destino a Londres e que transportava muitos cidadãos britânicos, a cair na cidade indiana de Ahmedabad são devastadoras", escreveu o primeiro-ministro Keir Starmer no X. "Estou a manter-me atualizado à medida que a situação de desenrola. Os meus pensamentos estão com os passageiros e as suas famílias neste momento profundamente angustiante."
A carregar o vídeo ...
Bombeiros combatem incêndio após queda de avião com mais de 200 pessoas a bordo
No local estão agora várias equipas de socorro. Acredita-se que existem sobreviventes. "As equipas de resgate estão a mobilizar todos os esforços para garantir que a assistência médica e o socorro cheguem rapidamente ao local", escreveu o ministro da Aviação Civil indiano, Ram Mohan Naidu Kinjarapu, no X ao lamentar a situação. "Fiquei profundamente chocado e triste ao saber do acidente de avião em Ahmedabad. Estamos em alerta máximo."
Imagens mostram o momento em que o avião levantou voo e caiu de seguida. No local, foi possível observar uma nuvem de fumo negro.
NOW - Air India plane, a Boeing 787-8 Dreamliner, crashed at the airport in India's western city of Ahmedabad. pic.twitter.com/v3zhiBfdlc
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.