Sábado – Pense por si

Associação espanhola quer proibir uso de roupa em praias naturistas

Nudistas alegam questões de privacidade e acusam os turistas de irem para estas praias apenas com o intuito de "olhar fixamente e tirar fotografias".

A Federació Naturista-Nudista de Catalunya enviou uma carta ao governo da comunidade autónoma a pedir que, nas praias de naturistas, fosse proibida a utilização de qualquer tipo de roupa. O grupo diz estar a ser alvo de "discriminação" e pede ação da tutela e autoridades.

REUTERS/Daniel Munoz

No texto, de acordo com oThe Guardian,  a federação lamenta que cada vez mais turistas frequentem o espaço vestidos apenas com o intuito de "ficar olhar" ou de tirar fotografias num local isolado. Dizem ainda que, muitas das imagens acabam por ir parar nas redes sociais e que não existe o cuidado de ver se algum nudista aparece nas mesmas.  

Os casos de assédio também têm vindo a crescer bem como os "comentários depreciativos e olhares desprezíveis", sendo as mulheres os principais alvos.

"Antigamente as pessoas chegavam a uma praia de nudismo e iam-se embora ou despiam-se. Agora acabam por ficar com o fato de banho. O que não percebem é que, como são muitos, acabam por nos incomodar. É uma falta de respeito" afirmou o presidente da federação espanhola, Seigmon Rovira, ao jornal inglês.

Como medida, a iniciativa pede que o governo sinalize melhor as praias para nudistas e que aposte numa campanha de consciencialização pública mas, até ao momento, ainda não terão recebido qualquer resposta.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.