Sábado – Pense por si

Acidente a caminho da festa de noivado mata noiva e mais 12 pessoas

Camião perdeu o controlo e caiu na ravina, sendo que alguns passageiros foram projetados, enquanto outros foram esmagados. Duas crianças entre as vítimas mortais.

Um camião caiu numa ravina e provocou a morte de 13 pessoas, entre as quais uma noiva e duas crianças, na ilha de Luzon, nas Filipinas, anunciou hoje a polícia local.

Segundo as autoridades filipinas, um homem que tinha levado a sua família para visitar os parentes da sua namorada e pedir formalmente a sua mão em casamento, como dita a tradição no país, na província de Camarines Sul, no sul da ilha de Luzon.

O acidente ocorreu depois da visita e os noivos encontravam-se no camião.

"O camião, um veículo que era normalmente usado para transportar areia e que foi alugado para a ocasião, perdeu o controlo e caiu na ravina, sendo que alguns passageiros foram projetados, enquanto outros foram esmagados" pelo veículo, disse o chefe da polícia local, Victor Quinao.

Os acidentes rodoviários são frequentes nas Filipinas, onde os transportes são essencialmente assegurados por carros ou camiões em mau estado, com condutores com pouca formação.

Um deputado recentemente qualificou os transportes como "caixões rolantes".

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.