Sábado – Pense por si

Ucrânia: A nação contra o império

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 28 de julho de 2022 às 08:19

Entre os que vão morrer na guerra esta quinta-feira poucos provavelmente terão presente a declaração do presidente Zelenskii de que a um estado soberano não basta celebrar o Dia da Independência.

Passavam sete anos sobre a anexação da Crimeia e o desencadear da insurreição separatista no Donbass, temia-se o recrudescer da guerra, quando Zelenskii apelou à instauração de um novo feriado nacional ao assinalar o 24 de agosto, dia da emancipação da Ucrânia da União das Repúblicas Soviéticas Socialistas em 1991.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.