Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

Cimeira Ibero-Americana: a guerra fica longe

Ao invés de Portugal, Espanha e Andorra, os principais países da América Central e da América do Sul evitam responsabilizar Moscovo pelo desencadear das hostilidades e esquivam-se, com excepção da Costa Rica e Equador, à aplicação de sanções à Rússia.

João Carlos Barradas

Ucrânia: A nação contra o império

Entre os que vão morrer na guerra esta quinta-feira poucos provavelmente terão presente a declaração do presidente Zelenskii de que a um estado soberano não basta celebrar o Dia da Independência.

João Carlos Barradas

A Ucrânia à espera do roteiro e das armas

Volodymyr Zelensky deverá obter, segundo os quatro estados da UE, o almejado estatuto de país candidato. Fica por esclarecer se a Geórgia, país na vizinhança no Mar Negro que reivindica territórios de repúblicas separatistas apoiadas pela Rússia, e a Moldova, sem controlo sobre a Transdnístria, terão também roteiros próprios ou se um roteiro global é aplicado aos três ex-estados soviéticos.

João Carlos Barradas

Ucrânia: Fazer durar a guerra

Os revezes políticos de Moscovo são de monta e, sem surpresa, torna-se urgente para o Kremlin intensificar e alargar as operações militares numa guerra quer pretende expedita e triunfal.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)