Secções
Entrar
Ao minuto

EUA, Reino Unido, UE e Canadá vão bloquear a Rússia no Swift

Leonor Riso 26 de fevereiro de 2022 às 18:41

Os EUA ofereceram-se para extrair Zelensky mas o presidente ucraniano recusou. Rússia também acusou Ucrânia de não querer negociar e, por isso, reforçou as tropas e ordenou que avancem em todas as frentes.

Momentos Chave
1 de 8
Foto: Reuters
Foto: REUTERS/Mikhail Palinchak
Foto: REUTERS/Gleb Garanich
Foto: REUTERS/Gleb Garanich
Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Foto: REUTERS/Gleb Garanich
Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Foto: REUTERS/Gleb Garanich
Artigos Relacionados
Ao MinutoAtualizado 27 fev 2022
27 fev 2022 27 de fevereiro de 2022 às 00:08

Portugal vai enviar equipamento militar à Ucrânia

O Ministério da Defesa vai enviar equipamento militar como coletes, capacetes, óculos de visão noturna, granadas e munições de diferentes calibres, rádios portáteis completos, repetidores analógicos e espingardas automáticas G3, a pedido das autoridades americanas, indica oCorreio da Manhã.

França, Alemanha, Reino Unido, EUA e Turquia são alguns dos países que já anunciaram que iriam enviar material militar para a Ucrânia.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 23:35

Ucrânia agradece suspensão da Rússia do Swift

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, agradeceu a medida anunciada este sábado de suspender a Rússia do sistema de pagamentos internacional Swift.

"Obrigada aos nossos amigos... pelo empenho em remover vários bancos russo do SWIFT" e por "congelarem bens do banco central da Rússia".

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 22:31

EUA, Reino Unido, UE e Canadá vão bloquear a Rússia no Swift

Os EUA, a União Europeia, o Reino Unido e o Canadá vão bloquear a Rússia no sistema de pagamentos internacionais Swift. Esta será mais uma ronda de sanções contra Putin pela invasão da Ucrânia.

Estarão incluídos neste pacote cinco bancos russos e limitadas as reservas internacionais do banco central russo. O comunicado conjunto, citado pela Reuters, indica ainda que as medidas vão entrar em vigor nos próximos dias.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 22:28
Ana Bela Ferreira

Von der Leyen: "Putin embarcou num caminho que está a destruir o seu próprio país"

A presidente da Comissão Europeia anunciou este sábado à noite que a UE vai propor a saída da Rússia do sistema de transferências bancárias Swift. Ainda que seja limitado a cinco bancos russos.

Na comunicação, Ursula von der Leyen voltou a apontar o dedo ao presidente da Rússia. "Putin embarcou num caminho para a destruição da Ucrânia, mas está também a destruir o futuro do seu próprio país."

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 22:03
Sandra Felgueiras, na Polónia

Polacos temem invasão: "Há uma nova cortina de ferro que se ergueu"

É a expressão mais usada pelos voluntários que se reúnem junto ao estádio de Cracóvia para mandar mantimentos para os refugiados ucranianos. Só nas últimas 48 horas entraram 100 mil. Desde manhã, 9 mil.

A diretora e enviada especial daSÁBADOtestemunhou esta realidade à chegada a Cracóvia, a segunda maior cidade da Polónia e a mais próxima da fronteira ucraniana.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 21:40

Há avisos para possíveis ataques aéreos em Kiev

Há vários relatos de jornalistas em Kiev de que a capital ucraniana pode ser atacada em breve por um raide aéreo russo. Esta é a segunda noite em que a capital da Ucrânia está sob fogo.

Em Kiev é perto da meia noite e os ataques têm sido mais intensos durante a noite. As forças russas têm mantido a cidade cercada, mas ainda não dominada.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 20:56

União Europeia prepara a suspensão parcial da Rússia do sistema Swift

Depois de a Alemanha ter aceitado retirar a Rússia do sistema de pagamentos globais SWIFT, a União Europeia está a preparar essa suspensão parcial, avança oEl País.

A sanção, chamada de "a mãe de todas as sanções", será, no entanto, parcial. De fora da suspensão ficará o pagamento de petróleo e gás. A decisão terá de ser aprovada ainda na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, que se realiza amanhã, em Bruzelas.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 20:30

União Europeia vai facilitar a entrega de ajuda militar à Ucrânia

A União Europeia vai facilitar a entrega de ajuda militar à Ucrânia, anunciou, este sábado, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no Twitter.

Não foram dados mais detalhes do significado desta mensagem, mas foi escrita com a partilha dotweetde Josep Borrell de que amanhã haverá reunião de emergência dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 19:38

Abramovich cede presidência do Chelsea

O russo Roman Abramovich (que tem também a nacionalidade portuguesa) cedeu a a presidência do Chelsea a Fundação do clube. Próximo de Putin, o russo comprou o clube inglês em 2003, tem estado deixado de fogo nos últimos dias, depois da invasão russa da Ucrânia.

"Durante meus quase 20 anos de posse do Chelsea FC, sempre vi meu papel como guardião do clube, cujo trabalho é garantir que sejamos tão bem-sucedidos quanto podemos ser, bem como construir o futuro, ao mesmo tempo que desempenhava também um papel positivo nas nossas comunidades", refere Abramovich numcomunicado publicado na página do clube.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 19:22
Ana Bela Ferreira

Marcelo Rebelo de Sousa fala aos manifestantes pela paz na Ucrânia

O Presidente da República esteve junto da manifestação pela paz na Ucrânia que se reunir às portas de Palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a condenação da invasão russa e a solidariedade dos portugueses.

Em apoio ao povo ucraniano, o Palácio de Belém está iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia. Marcelo defendeu ainda que a solidariedade também se tem visto "pelas sanções, muito fortes" à Rússia. E, por outro lado, "vir ajudando, no quadro da União Europeia, em vários domínios, o povo ucraniano".

Marcelo quis ainda deixar uma "palavra especial" à comunidade de ucranianos em Portugal, que "muito tem contribuído para riqueza do nosso País".

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 19:03

Palácio de Belém iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia

O Palácio de Belém, em Lisboa, acaba de ser iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia. A residência oficial do Presidente da República junta-se a uma série de monumentos por todo o mundo que têm mostrado desta forma a solidariedade com o povo da Ucrânia.

Twitter
26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 18:43

Zelensky aberto a conversações de paz

O presidente ucraniano acolheu bem as propostas da Turquia e Azerbaijão para receber conversações de paz entre o seu país e a Rússia. "Vamos lutar o que for preciso para libertar o país", afirmou, dizendo que o país tem falta de combustível e derivados do petróleo. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 18:34

Alemanha envia armas para a Ucrânia

O chanceler alemão, Olaf Scholz anunciou no Twitter que o seu governo vai enviar 1000 armas antitanque e 500 mísseis Stinger para ajudar as forças armadas ucranianas a defenderem-se contra a invasão russa. "É o nosso dever fazer o nosso melhor para ajudar a Ucrânia a defender-se contra o exército invasor de Putin", escreveu.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 18:33

Russia prendeu 2.692 manifestantes anti-guerra

Desde quinta-feira as autoridades russas já detiveram 2.692 pessoas por participarem em protestos contra a guerra na Ucrânia, das quais 1.370 em Moscovo. A informação foi avançada pelo site OVD-Info, que adianta ainda que as manifestações anti-guerra já se realizaram em pelo menos 27 cidades russas. De acordo com as autoridades russas, a participação em manifestações contra a guerra é ilegal.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 17:53

Tropas russas perto de outra central nuclear

As tropas russas estão a aproximar-se da central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia e direccionaram os seus rockets ao local, afirmou o ministro do Interior ucraniano. A Rússia já detém o controlo de Chernobyl. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 17:05

Ucranianos retiram sinalização rodoviária para confundir russos

Os serviços de manutenção das estradas ucranianas começaram a retirar as placas ao longo das vias que revelam a localização de cada local, para dificultar a circulação das tropas russas. O momento foi captado pelo jornal The New York Times

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 16:57
Nuno Tiago Pinto

Anonymous ataca sites russos 

O porta-voz do Kremlin disse à TASS, a agência noticiosa russa, que o site da instituição foi alvo de um ciberataque que o bloqueou. Este é o terceiro dia consecutivo que vários sites do governo russo ficam inativos, incluíndo o do Ministério da Defesa. O grupo de hackers Anonymous já reivindicou a autoria dos ataques. No Twitter, o grupo publicou a seguinte mensagem: "O Anonymous tem operações a decorrer para manter os websites governamentais .ru offline e para enviar informação ao povo russo para que eles se possam manter livres da máquina de censura do Estado de Putin". 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 16:56
Nuno Tiago Pinto

Chenenos foram lutar para a Ucrânia

O líder da Chechénia russa, Ramzan Kadyrov, anunciou num vídeo colocado nas redes sociais que enviou combatentes para a Ucrânia para lutar ao lado das tropas de Moscovo. Nesse mesmo vídeo, Kadyrov garantiu que os seus homens tinham já capturado uma instalação militar ucraniana sem sofrer baixas. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 16:55
Nuno Tiago Pinto

As dificuldades dos soldados russos

À medida que as horas passam, começam a surgir nas redes sociais vídeos que mostram as dificuldades pelas quais o exército russo está a passar. Há vídeos de prisioneiros a serem interrogados em choque, dizendo que não sabiam estar a ser enviados para a Ucrânia; imagens de tanques parados nas estradas sem combustível; e até um soldado sentado no chão, com as mãos na cara, a chorar, enquanto a população ucraniana lhe lança insultos e a Putin. Aos poucos surgem também imagens de veículos queimados e de cadáveres de soldados, não sendo ainda claros os números de mortos dos dois lados em confronto. Até agora, a Ucrânia registou 198 mortos, mas sem precisar quantos eram civis ou militares. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 16:26

Rússia reforçou tropas e mandou avançar em todas as frentes contra Ucrânia

A Rússia ordenou a todas as unidades que avançassem "em todas as direções" depois da recusa de Kiev em negociar. A Ucrânia sustentou que a Rússia impôs "condições inaceitáveis" para as negociações. A declaração do Ministério da Defesa russo surge depois de um porta-voz do Kremlin ter alegado a recusa da Ucrânia sobre as negociações. 

Saiba mais aqui. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 15:52

Alemanha aceita que lança-granadas sejam enviadas para a Ucrânia

A Alemanha deixou cair um bloqueio sobre armas letais para permitir que 400 lança-granadas antitanque sejam enviadas dos Países Baixos para a Ucrânia. De acordo com David Herszenhorn, do site Politico, pode representar uma grande mudança na assistência militar europeia. Até agora, a Alemanha não deixava que armas letais controladas ou originalmente vendidas pelo país fossem enviadas para zona de guerra. Agora, essa posição mudou. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 15:16

Ucrânia sobre alegações russas acerca de negociações: "Tentam quebrar-nos"

A Ucrânia negou quaisquer sugestões em como estava a recusar a negociação de um cessar-fogo, mas frisou não estar disposta a aceitar ultimatos ou condições inaceitáveis. Mykhailo Podolyak, conselheiro do gabinete de Volodymyr Zelensky, disse à Reuters que a Ucrânia preparou uma posição negocial, mas que se deparou com condições de negociação impraticáveis impostas pela Rússia. 

"Foi ontem que as ações agressivas das forças armadas da Federação Russa escalaram, até ao fim da tarde e noite deram-se ataques aéreos e com mísseis massivos em cidades ucranianas. Consideramos tais ações só uma tentativa de quebrar a Ucrânia e de a forçar a aceitar condições categoricamente inaceitáveis."

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 15:09

Suécia também recusa jogar contra a Rússia

Depois da Polónia, também a Suécia recusou jogar contra a Rússia no jogo de qualificação para o Mundial de 2022. A Federação Sueca de Futebol defende o cancelamento dos jogos de qualificação, que estão agendados para março. A República Checa é o outro país que resta no grupo. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 15:05

Resistência ucraniana abranda russos

As forças russas estão a avançar mais devagar do que esperavam. Um membro do governo norte-americano, ouvido pela Reuters, indicou que os russos estão frustrados face aos esforços da resistência ucraniana que é "viável". "Sabemos que eles não avançaram como queriam, particularmente no norte. Eles sentem-se frustrados com o que vêem como uma resistência muito determinada", afirmou. "Abrandou-os."

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 14:59

Turquia contraria presidente ucraniano

A Turquia não decidiu sobre o fecho dos estreitos de Dardanelles e Bósforo aos navios russos, afirmou um membro do governo russo à Reuters. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky agradeceu no twitter a ajuda da Turquia, considerando muito importante "a proibição da passagem de navios de guerra russos para o Mar Negro". 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 13:47

Zelensky agradece a Turquia por impedir passagem de navios russos no Mar Negro

O presidente ucraniano agradeceu à Turquia por ter imposto a proibição da passagem de navios russos no Mar Negro, um dos pedidos que a Ucrânia tinha feito a este país. "Agradeço ao meu amigo presidente da Turquia Recep Erdogan o seu forte apoio. Banir a passagem de navios de guerra russos no Mar Negro e os apoios militar e humanitário à Ucrânia são extremamente importantes hoje. O povo da Ucrânia nunca vai esquecer isto!" Desta forma, não conseguem passar pelos estreitos de Dardanelles e do Bósforo, que ligam os mares Negro e Mediterrâneo. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 13:16

Quase 50 portugueses repatriados

Cerca de 50 portugueses saíram da Ucrânia nas últimas horas nas missões organizadas pela embaixada portuguesa em Kiev e serão repatriados nas próximas horas, disse hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Saiba mais aqui. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 13:03

Putin diz ter ordenado cessar-fogo, mas depois retomou invasão

Fonte oficial do Kremlin alegou este sábado que o presidente russo Vladimir Putin ordenou às suas tropas que parassem de avançar na Ucrânia, mas alega que este país recusou negociar. Por isso, as tropas continuaram a "operação militar especial", como descreveu Vladimir Putin a invasão à Ucrânia. Saiba mais aqui. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 12:34

Hungria apoia que Rússia seja banida do SWIFT

A Hungria vai apoiar que a Rússia seja retirada do SWIFT. Este país e a Alemanha estavam entre os dois com mais reservas em apoiar esta sanção. A informação foi avançada pelo primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, que diz ter falado com o primeiro-ministro da Hungria Viktor Orbán. O primeiro-ministro húngaro é considerado um dos aliados mais próximos de Putin na União Europeia. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 12:27

Países fecham espaços aéreos

A Rússia baniu as companhias aéreas da Bulgária, Polónia e República Checa do seu espaço aéreo, em retaliação às medidas semelhantes aplicadas por estes países. No início da semana, já tinha impedido que as companhias britânicas entrassem no espaço aéreo. Também hoje, a Estónia fechou o seu espaço aéreo à Rússia, unindo-se à Letónia. A primeira-ministra Kaja Kallas pediu a outros países europeus que façam o mesmo.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 12:05
Lusa

ONU diz que mais de 120 mil pessoas já fugiram da Ucrânia para os países vizinhos

Mais de 120 mil pessoas já fugiram da Ucrânia desde que a Rússia começou o ataque ao país vizinho, na quinta-feira, segundo dados da agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

De acordo com a vice-alta comissária do ACNUR, Kelly Clements, os ucranianos estão principalmente a fugir para a Polónia e para a Moldávia, mas também para a Roménia, Eslováquia e Hungria.

"Vemos agora mais de 120 mil pessoas que foram para todos os países vizinhos; a receção que estão a ter das comunidades locais, das autoridades locais, é tremenda, mas é uma situação dinâmica, e estamos muito devastados, obviamente, com o que vem a seguir", disse Kelly Clements em entrevista à CNN, na qual vincou que a situação deverá piorar nos próximos dias.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 12:02
Lusa

Reino Unido diz que forças russas estão a 30 quilómetros do centro de Kiev

O Ministério da Defesa britânico disse hoje estar em condições de confirmar que as forças russas prosseguem a sua aproximação a Kiev, encontrando-se a cerca de 30 quilómetros do centro da capital ucraniana.

Através da sua conta no Twitter, o Ministério da Defesa do Reino Unido refere que a Rússia ainda não tem o controlo do espaço aéreo sobre a Ucrânia, o "que reduz grandemente a eficácia da força aérea russa".

"As Forças Armadas da Ucrânia continuam a oferecer uma resistência firme em todo o país", lê-se na mesma nota do Ministério da Defesa britânico, com base em informações dos seus serviços secretos, que assinala ser "possível que as baixas do lado russo sejam mais numerosas do que o antecipado e reconhecido pelo Kremlin".

Segundo a entidade militar ucraniana, os russos teriam perdido mais de 3.000 soldados nos combates.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 11:53

Rússia mais perto de ser banida do sistema SWIFT

Há cada vez mais países a apoiar que a Rússia seja banida do sistema de pagamentos transfronteriços SWIFT, o que seria uma das mais pesadas sanções a atingir o país devido à guerra contra a Ucrânia.Saiba mais aqui. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 11:17

Navio russo apreendido por França no canal da Mancha

França travou um navio russo por suspeita de estar ligado a uma empresa que violou as sanções aplicadas devido à guerra com a Ucrânia. Tem 127 metros, chama-se Baltic Leader (líder báltico) e transportava carros. Foi escoltado para o porto de Boulogne-Sur-Mer. "Foi levado para o porto francês depois de um pedido do governo francês porque se suspeita que pertença a uma empresa atingida pelas sanções contra Moscovo. Segundo a BBC, a embaixada russa em França exigiu uma explicação formal.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 11:03

Presidente da Ucrânia: "Nós vamos vencer", mas "todos devem ajudar-nos"

Durante uma conferência de imprensa esta manhã, Volodymyr Zelensky afirmou que o governo ainda controla Kiev e "pontos-chave" ao redor da cidade. "Por favor parem aqueles que estão a mentir, ou a tentar mentir, ou a mentir-nos a nós. Nós precisamos de parar esta guerra. Podemos viver em paz juntos, globalmente como humanos."

"O nosso exército, a nossa guarda nacional, a nossa polícia nacional, a nossa guarda fronteiriça, os serviços especiais, os ucranianos, continuem. Nós vamos vencer. Glória à Ucrânia."

"Estamos a impedir os ataques inimigos. Sabemos que estamos a defender a nossa terra e o futuro das nossas crianças." Zelensky acrescentou que estão a ser usadas "todas as armas" da Rússia: paraquedistas, artilharia, em zonas residenciais. "Todos devem ajudar-nos a travar esta ocupação."

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 10:48

"Ficaram sem combustível?", pergunta ucraniano a soldados russos

No Twitter, foi partilhado um vídeo de uma interação entre soldados russos e um cidadão ucraniano, que passa de carro por um tanque parado na estrada. Depois de os soldados russos lhe dizerem que tinham ficado sem gasolina, o condutor oferece-se para os rebocar "de volta à Rússia". Trocam risos e o ucraniano refere que ninguém, de entre os soldados com quem já falou, sabe para onde vai.

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 10:28

Polónia recusa defrontar Rússia no jogo de qualificação para o Mundial

A Polónia recusou cumprir o jogo de qualificação para o Mundial de 2022 contra a Rússia. A informação foi avançada pelo presidente da Federação Polaca de Futebol, Cezary Kulesza. O jogo ia realizar-se em março. A decisão foi apoiada pelos jogadores, incluindo o avançado Robert Lewandowski. "É a decisão certa", escreveu o jogador. Agora, a Polónia está em conversações com a Suécia e a República Checa: uma das duas ia enfrentar o vencedor do jogo entre a Rússia e a Polónia. Numa declaração, a equipa polaca explica: "Decidimos que como resultado da agressão da Rússia à Ucrânia, não tencionamos jogar no play-off contra a Rússia. Não é uma decisão fácil, mas há coisas mais importantes na vida que o futebol. Os nossos pensamentos estão com a nação ucraniana e com o nosso amigo da equipa nacional, Tomasz Kedziora, que ainda está em Kiev com a família."

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 10:21

Internet na Ucrânia afetada por problemas de conectividade

A cobertura de Internet na Ucrânia foi afetada pela invasão russa e são reportados problemas de conectividade no sul e este do país. De acordo com a Reuters existem receios de que a situação prejudique os grupos de defesa civil que se juntaram para defenderem as suas cidades. Recorde-se que o governo ucraniano tem em prática a entrega de armas a civis para se defenderem dos russos. A mesma fonte adianta que contas de email pertencentes a forças de Kiev foram afetadas por um ataque de ciberespionagem cometido a partir da Bielorrússia. Os hackers estão ainda a atingir polacos, russos e bielorrussos. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 09:03

Ministério da Saúde: 198 ucranianos morreram até agora

Pelo menos 198 ucranianos, entre eles três crianças, morreram até agora devido à invasão russa da Ucrânia. A informação é do Ministério da Saúde da Ucrânia, citado pela agência Interfax. 1.115 pessoas ficaram feridas, incluindo 33 crianças. Não é claro se se trata de mortes entre civis ou se também inclui militares. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 09:01

O momento em que um prédio residencial em Kiev foi atingido por um míssil

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 08:20

Zelensky frisa "momento crucial" para decidir se Ucrânia entra na UE

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reforçou este sábado que é um "momento crucial" para se decidir se a Ucrânia vai ou não entrar na União Europeia, enquanto a Rússia continua a invadir o país. Num tweet, o presidente ucraniano afirmou ter discutido com o presidente do Conselho Europeu Charles Michel "mais ajuda efetiva e a luta heróica dos ucranianos pelo seu futuro livres". 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 08:17

Ninguém morreu em ataque de míssil cruzeiro a edifício residencial

Esta noite, um míssil cruzeiro atingiu um prédio residencial em Kiev. Porém, ninguém morreu, afirmou um conselheiro do ministro do Interior. Anton Herashchenko frisou que a Rússia mentiu ao dizer que não está a atacar infraestruturas civis: pelo menos 40 locais foram atingidos e as tropas russas estão a bombardear locais de civis. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 08:13

35 feridos, entre eles duas crianças, nos ataques desta noite

O autarca de Kiev, Vitali Klitschko, confirmou que 35 pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças, nos ataques desta noite. Não é claro se são só civis. Klitschko acrescentou que não há uma grande presença russa na cidade, mas há grupos de sabotadores russos ativos. 

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 08:10

A mensagem de Zelensky após mais uma noite de ataques

26 fev 2022 26 de fevereiro de 2022 às 08:00
Leonor Riso

Kiev resiste a uma noite de ataques russos

A capital da Ucrânia, Kiev, resistiu a uma noite de bombardeamentos que já tinha sido antecipada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como dura.

O presidente divulgou mais um vídeo a partir de Kiev, em que garante que não vai depor as armas, "vamos defender o nosso Estado".

Kiev resistiu aos ataques, mas as tropas russas capturaram a cidade de Melitopol, segundo a Reuters. Tem 150 mil habitantes e caso se confirme a informação russa, é a primeira conquista significativa de uma cidade, de acordo com a mesma fonte.

A Ucrânia e a Rússia ainda estão a discutir um lugar e data para conversações, segundo o porta-voz do presidente ucraniano. Os EUA ter-se-ão oferecido para extrair Zelensky de Kiev, mas segundo a Associated Press, a resposta foi: "A luta é aqui. Preciso de munições, não de uma boleia. 

A Ucrânia adianta que mais de mil soldados russos foram mortos, e o lado russo não revelou números.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela