Sábado – Pense por si

David Goldblatt: “A máfia russa infiltrou-se nos clubes para lavar dinheiro”

Tiago Carrasco 11 de junho de 2022 às 10:00

O historiador inglês investigou durante 14 anos as ligações do futebol à política. Viajou por 25 países para escrever sobre a corrupção na FIFA, o papel das claques nas revoluções árabes ou como Putin usou a bola para reprimir opositores.

Escritor, professor universitário e historiador de desporto, há 20 anos que investiga a globalização do futebol e as suas ligações à política. Autor do aclamado livroThe Ball Is Round(2006), publicou em 2019The Age of Football: The Global Game in the 21st Century(A era do futebol: O jogo global no século XXI, editado pela MacMillan, sem tradução em português), que com as suas 549 páginas é uma autêntica Bíblia sobre a influência do futebol nos quatro cantos do mundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.