Sábado – Pense por si

Só 12% das queixas apresentadas pelos contribuintes são ganhas pelo Fisco

No ano passado, a taxa de sucesso da Autoridade Tributária foi a mais baixa dos últimos dez anos. Fisco decidiu a favor dos contribuintes em 58% dos casos, mas ganha mais processos quando os casos são decididos em tribunal.

Entre as mais de 47 mil queixas feitas no ano passado ao Fisco pelos contribuintes, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) deu razão a 58% dos casos. De acordo com o Diário de Notícias, a AT só ganhou 12% das reclamações, resultando na taxa de sucesso mais baixa dos últimos dez anos. 

A maior fatia de queixas vai para o Imposto Único de Circulação, representando quase um terço do total de reclamações. Queixas sobre o IRS surgem logo a seguir. Aliás, em anos anteriores, os casos que chegam ao Fisco sobre IRS costumam ser os mais comuns. 

Ainda assim, o Fisco ganha mais processos quando os casos são decididos em tribunal. 

Artigos Relacionados

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?