Sábado – Pense por si

Preços enganadores no Pingo Doce dão chuva de processos

Bruno Faria Lopes , Ana Taborda 13 de julho de 2023 às 08:00

A associação de consumidores Citizen’s Voice entregou 53 ações populares contra a cadeia da Jerónimo Martins, por desvios entre o que anunciava cobrar e o que de facto custavam mais de 100 produtos, a maioria alimentos. Pedido global de indemnização supera 200 milhões de euros. Pingo Doce contesta.

Estamos no Pingo Doce de Peso da Régua para umas compras ligeiras quando vemos os kiwis a granel marcados a 2,99 euros por quilo. Pomos quatro no carrinho. Ao passar na caixa registadora, o preço por quilo do kiwi cresce subitamente 33%, para 3,99 euros. Depois da queixa, a supervisora processa a devolução dos 40 cêntimos que pagamos a mais e, questionada pelo jornalista daSÁBADO, que estava ali como cliente, explica que por lapso o preço no sistema da loja não fora atualizado. Poderia ser só um erro raro na cadeia da Jerónimo Martins – mas não é. “Os kiwis estão assim há mais de um mês”, garante Octávio Viana. “Hoje recebemos outra queixa, numa loja em Fafe”, exemplifica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.