NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Trata-se de uma revisão em baixa quando comparada com valores de junho. em junho. À data, o Governo apontava para uma quebra nas exportações de 15,4% e de 11,4% nas importações.
O Governo agravou as estimativas de queda para as importações e exportações em 2020 (22% e 17,9%, respetivamente) mas aumentou as previsões de crescimento para 2021, de acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado.
Segundo os números conhecidos hoje, as exportações de bens e serviços devem recuar 22% em 2020, recuando as importações 17,9% este ano, uma revisão em baixa dos números apresentados no Orçamento Suplementar para 2020, em junho.
À data, o Governo apontava para uma quebra nas exportações de 15,4% e de 11,4% nas importações.
Já para 2021, o Ministério das Finanças fez hoje uma previsão de um crescimento de 10,9% das exportações e de 7,2% das importações, uma revisão em alta face aos 8,4% previsto em junho para as exportações e de 7,0% para as importações.
Os números hoje apresentados pelo ministério de João Leão contrastam ainda com os apresentados na semana passada pelo Banco de Portugal, liderado pelo ex-ministro das Finanças Mário Centeno.
Na terça-feira, o Banco de Portugal apontou para uma quebra das exportações de 19,5% em 2020, apontando para menos 12,4% de importações face a 2019.
Os números do Conselho das Finanças Públicas (CFP) aproximam-se dos do ministério de João Leão relativamente à estimativa para a quebra nas exportações (-22,5%) e nas importações (-17,5%) este ano.
Para 2021, o CFP espera um crescimento de 7,5% nas exportações e de 9,3% nas importações.
Já a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estimou, em junho, uma queda das exportações em 2020 na ordem dos 15,5% e das importações nos 13,3%.
Para o próximo ano, a OCDE aposta numa recuperação de 8,2 das exportações e de 8,6% das importações.
OE2021: Exportações devem cair 22% e importações 17,9% em 2020
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.