Sábado – Pense por si

Novo Banco vendeu sucursal em Espanha sem avaliar a operação

Diogo Barreto
Diogo Barreto 06 de julho de 2022 às 07:44
As mais lidas

Deloitte aponta falhas na operação do Novo Banco na mais recente auditoria especial ao banco (que foi determinada pelo Governo).

O Novo Banco vendeu a sua sucursal em Espanha sem fazer uma avaliação inicial do negócio que queria vender e sem efetuar todos os procedimentos de análise de conflitos de interesse. De acordo com o jornal Público, a venda desta sucursal está na origem de um diferendo de milhões com o Fundo de Resolução.

A falta de avaliação foi identificada no  relatório da mais recente auditoria especial feita pela Deloitte ao Novo Banco e divulgada esta terça-feira. 

Esta terceira auditoria especial foi efetuada pela Deloitte por determinação do Governo, na sequência do pagamento efetuado em junho de 2021 pelo Fundo de Resolução, com base no exercício de 2020, em cumprimento dos termos do Acordo de Capitalização Contingente ("CCA").

Em 2021, o pagamento efetuado pelo Fundo de Resolução relativo às contas do exercício de 2020 ascendeu a 429 milhões de euros.
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.