Sábado – Pense por si

Mercados globais recuperam após suspensão temporária das tarifas

Luana Augusto
Luana Augusto 10 de abril de 2025 às 09:08
As mais lidas

Donald Trump anunciou uma pausa de 90 dias nas tarifas e a notícia fez com que os mercados conseguissem recuperar. Em Portugal, a bolsa de Lisboa abriu com uma subida de 5,31%.

Apausa de 90 dias, anunciada na quarta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez com que as principais bolsas mundiais conseguissem recuperar da queda que enfrentaram esta semana.

Tanto na Europa como na Ásia, as bolsas abriram em alta. A bolsa de Lisboa, com o índice PSI, subiu 5,31%. O FTSE 100, que reúne as maiores empresas listadas no Reino Unido, abriu com uma subida de 6% e o DAX alemão com um crescimento de 8%. Já o Cac 40 francês subiu 6,3%.

Apesar desta pausa nas tarifas não se aplicar à China, cujos seus produtos serão taxados em 125%,  na Ásia as bolsas também registaram subidas. O índice japonês Nikkei 225 conseguiu subir 8,2%, já o Kospi sul-coreano subiu 5,9% e o Shangai Composite da China registou uma subida de 1,2%. Quanto ao Hang Seng, de Hong Kong, subiu 3,1%, o Taiex de Taiwan subiu 9,3% e o ASX 200 da Austrália aumentou 4,5%.

Embora o anúncio da suspensão temporária das tarifas seja visto como positivo, especialistas alertam que é preciso cautela. Isto acontece porque as importações de carros, aço e alumínio para os EUA ainda estão sujeitas a um imposto de 25%.

O presidente dos EUA anunciou na quarta-feira que iria aplicar tarifas de 125% à China, e que esta não estaria incluída no pacote de países que teriam uma pausa nas tarifas. Segundo Donald Trump, as tarifas contra os produtos chineses iriam entrar "imediatamente" em vigor devido à "falta de respeito" demonstrada pelo país asiático aos "mercados mundiais".

O republicano esclareceu ainda que autorizou uma pausa de 90 dias nas tarifas que seriam aplicadas a 75 países. "Esses países não retaliaram, por sugestão minha, de nenhuma maneira ou formato contra os Estados Unidos", justificou.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.