NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Em vésperas do mais famoso futebolista português celebrar 40 anos, a marca Cristiano Ronaldo atinge um máximo histórico.
A marca Cristiano Ronaldo é avaliada em 850 milhões de euros em 2025, segundo um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing divulgado esta terça-feira.
REUTERS/Pedro Nunes
O estudo destaca que desde 2020 o valor da marca de CR7, que é acionista da Medialivre, dona do Negócios, Correio da Manhã, CMTV, Now, Record e Sábado, mais do que quadruplicou, com um crescimento de 325%.
O IPAM acompanha a evolução da marca do jogador há mais de 15 anos através do Sports Reputation Index, metodologia desenvolvida pelo instituto para avaliar o impacto global do atleta.
O valor de 850 milhões de euros resulta "da combinação de 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto".
Em 2011, o valor da marca era de apenas 24,5 milhões de euros.
Cristiano Ronaldo fatura 200 milhões de euros anuais no Al Nassr, clube saudita onde joga, aos quais se somam 150 milhões em contratos publicitários com marcas como a Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton.
Nas redes sociais, "Ronaldo tornou-se a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os 1.000 milhões de seguidores. O Instagram destaca-se como a principal plataforma, com 648 milhões de fãs".
Em termos de presença nos media, Cristiano Ronaldo gera 22,3 milhões de notícias em todo o mundo por ano, regista 187 milhões de pesquisas no Google anualmente, é mencionado em 4 mil livros na Amazon e está presente em 63 mil artigos científicos.
Os últimos cinco anos "têm sido marcados por um forte crescimento da sua atuação como investidor, com participações em setores como hotelaria, moda e saúde", assinala ainda o IPAM.
"Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol; é uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações", afirma Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo.
O relatório destaca os principais fatores que contribuíram para este crescimento impressionante, como o aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% nos seguidores nas redes sociais desde 2020.
E o futuro? "A previsão é que o valor da marca CR7 continue a crescer nos próximos anos, impulsionado pela renovação do contrato com o Al Nassr, pela possível participação no Mundial de 2026 e pela evolução em diferentes áreas de atuação".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.