Sábado – Pense por si

Lisboa: Portagens nas pontes aumentam entre 5 e 15 cêntimos

28 de dezembro de 2016 às 20:00
As mais lidas

Novos preços aplicam-se a partir de 1 de Janeiro. Contratos de concessão prevêem a actualização com base na variação do índice de preços ao consumidor

Algumas portagens nas autoestradas portuguesas terão um aumento de 5 e 10 cêntimos a partir de 1 de Janeiro, ficando de fora desta actualização 78% das portagens, que não terão "qualquer acréscimo de preço".

Tanto na ponte 25 de Abril como na Vasco da Gama, os veículos de classe 1 vão passar a pagar mais cinco cêntimos. Contudo, o aumento pode ir até aos 15 cêntimos: tal abrange os veículos de classe 4 e só na ponte Vasco da Gama.

Segundo o Jornal de Negócios, na 25 de Abril um veículo de classe 1 passa a pagar 1,75 euros de portagem, enquanto na Vasco da Gama pagará 2,75 euros.

Os veículos de classe 4 na ponte Vasco da Gama vão passar a pagar 11,85 euros.

O Ministério do Planeamento e Infraestruturas indicou hoje que "a actualização [das portagens] abrange 22% das taxas aplicadas e será de apenas 0,05 euros na generalidade das taxas de Classe 1, sendo de 0,10 euros num número reduzido de situações", acrescentando que "em 78% dos casos não haverá qualquer acréscimo de preço".

A revisão anual das taxas de portagem nas autoestradas entra em vigor a 1 de Janeiro de 2017, de acordo com os respectivos contratos de concessão, que prevêem a actualização com base na variação do índice de preços ao consumidor.

O índice de preços ao consumidor de Outubro, excluindo habitação, que serve de referência à actualização anual das portagens, foi de 0,84%, sendo essa a proposta que as concessionárias de autoestradas terão feito ao Governo.

O método de actualização das portagens inclui um mecanismo de arredondamento das taxas para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo. Ou seja, se os aumentos forem inferiores a 2,5 cêntimos, a portagem manter-se-á inalterada. No entanto, se o aumento for superior a 2,5 cêntimos, há um arredondamento automático para cinco cêntimos.

Em 2016, a actualização nas taxas de portagem das autoestradas nacionais abrangeu apenas 10% dos troços das vias onde há cobrança aos utilizadores e numa actualização de apenas cinco cêntimos.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.