O primeiro de quatro capítulos de Reis na Diagonal, a nova obra do escritor, é publicado no dia 21 de dezembro com a sua revista, em papel e online.
O escritor José Luís Peixoto escreveu um conto original para a SÁBADO. Reis na Diagonal começará a ser publicado no dia 21 de dezembro e poderá ser acompanhado na revista e no site da SÁBADO ao longo de quatro semanas. O capítulo final da história sairá a 11 de janeiro. Este novo trabalho do vencedor do prémio José Saramago será um exclusivo para os leitores e assinantes da SÁBADO.
Bruno Colaço
Em Reis na Diagonal, José Luís Peixoto relata a história de dois casais amigos, João e Joana, e Paulo e Paula. "No espaço de trinta anos, entre natais e passagens de ano, assistimos à evolução de dois casais e, ao mesmo tempo, da cidade de Lisboa, de Portugal e, de certa forma, do mundo", descreve o autor. "Em 1993, eram quatro jovens idealistas. Quem serão em 2023? Na teia das suas relações, sob a metáfora do xadrez, há um retrato da atualidade social e política em Portugal nesses dois momentos e, também, uma reflexão sobre o pragmatismo na idade adulta."
Esta é a primeira obra de José Luís Peixoto desde Onde (2022). O autor, nascido em Galveias, recebeu o prémio José Saramago em 2001. A sua obra já foi publicada em países como o Brasil, Espanha, Países Baixos e Turquia. No seu canal de YouTube, o escritor apresentou a obra:
A carregar o vídeo ...
José Luís Peixoto apresenta Reis na Diagonal
A Ficção SÁBADO é uma nova secção da sua revista que pretende abrir espaço para a literatura portuguesa nos órgãos de comunicação social, recuperando nas páginas da SÁBADO uma antiga tradição da imprensa mundial: a publicação de histórias originais em fascículos. Nesta secção a SÁBADO quer dar aos autores portugueses um espaço para publicar histórias originais, num formato diferente do tradicional mercado livreiro.
No último verão, a Ficção SÁBADO foi inaugurada por João Tordo. Ao longo de oito semanas, o escritor publicou a novela "Canção dos Cães e das Rosas", que relata a história do regresso a casa de um filho de uma família desavinda. A novela deu origem a um audiolivro que pode ser ouvido aqui.
Com Reis na Diagonal, José Luís Peixoto torna-se o segundo escritor português a publicar uma história original na SÁBADO. As datas de publicação deste novo conto serão as seguintes:
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.