Sábado – Pense por si

INE estima que taxa de inflação em 2024 terá sido de 2,4%

Lusa 30 de dezembro de 2024 às 12:32
As mais lidas

Este valor corresponde a quase metade do registado em 2023, mas traduz uma ligeira subida (de 0,1 pontos percentuais) face à inflação média observada em novembro.

A taxa de inflação no conjunto de 2024 terá sido de 2,4%, segundo a estimativa rápida do INE, divulgada esta segunda-feira, após em 2023 ter sido de 4,3%.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou hoje as estimativas do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em dezembro, que indicam uma variação média nos últimos doze meses de 2,4%.

Os valores definitivos da inflação em dezembro serão conhecidos em 13 de janeiro e, caso confirmem os agora estimados, isso significa que a inflação do conjunto do ano de 2024 foi de 2,4%.

Este valor corresponde a quase metade do registado em 2023, mas traduz uma ligeira subida (de 0,1 pontos percentuais) face à inflação média observada em novembro.

Dezembro terá trazido uma aceleração da inflação com o INE a estimar que a homóloga tenha sido de 3,0%, acelerando em 0,5 pontos percentuais face à observada em novembro.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro