Sábado – Pense por si

Guerra na Ucrânia. A vida vai ficar (ainda mais) cara

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 06 de março de 2022 às 10:00

A guerra entre o segundo maior produtor de gás do mundo e o sexto maior produtor de cereais terá como principal consequência a subida maior dos preços. A incerteza sobre o balanço final é grande.

Quando aSÁBADOperguntou ao economista-chefe de um dos maiores bancos em Portugal para comentar os impactos económicos da invasão russa da Ucrânia, a resposta foi imediata: "Ainda não sabemos, precisamos de tempo." Por todo o lado, incluindo no Banco de Portugal, "os cenários com previsões estão a ser atirados para o lixo", explica uma fonte do sistema financeiro. A incerteza enorme para a economia portuguesa não é sobre o sinal dos impactos, que parece claramente negativo. A incerteza é sobre a duração e a intensidade do conflito, que ditará a extensão das suas ramificações económicas e financeiras.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.