Sábado – Pense por si

Intervenção de 3 mil milhões vai reduzir faturas das empresas até 31% na luz e 42% no gás

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, classificou a medida como a "maior intervenção no mercado energético em Portugal".

O ministro do Ambiente anunciou esta quarta-feira que a intervenção de 3 mil milhões de euros nos mercados de eletricidade e de gás natural, dirigidos às empresas, permite poupanças de 30% a 31% na eletricidade e 23% a 42% no gás.

JOSÉ COELHO/LUSA

O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa, em Lisboa, para explicar o pacote de apoio à fatura energética das empresas, de 3 mil milhões de euros, previsto no acordo com os parceiros sociais assinado no domingo.

Duarte Cordeiro classificou a medida como a "maior intervenção no mercado energético em Portugal".

"Estamos a falar de 2.000 milhões de euros no mercado eletricidade e 1.000 milhões de euros no mercado de gás natural, dirigidos a empresas, aos grandes consumidores", afirmou o ministro, explicando que, face aos preços estimados para o próximo ano, permite uma redução de 30% a 31% na fatura da eletricidade das empresas e de 23% a 42% no caso do gás natural.

Segundo o governante, as injeções são feitas este ano, para interferir nos preços do próximo ano.

Artigos Relacionados
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.