Sábado – Pense por si

Groundforce tentou ir buscar antigo CEO à reforma

Jornal de Negócios 24 de maio de 2021 às 11:06
As mais lidas

António Guilhermino Rodrigues foi contactado pelo acionista privado, Alfredo Casimiro, para regressar ao ativo e voltar à empresa de assistência aeroportuária, que liderou entre 2013 e 2017.

A Groundforce tentou contratar António Guilhermino Rodrigues para voltar a ocupar o cargo de presidente executivo da empresa de "handling", que ocupou entre 2013 e 2017, quando foi substituído no cargo por Paulo Neto Leite.

António Guilhermino Rodrigues
António Guilhermino Rodrigues

No entanto, segundo noticia o Eco esta segunda-feira, 24 de maio, o antigo gestor terá recusado sair da reforma. As funções são ocupadas pelo próprio acionista privado, Alfredo Casimiro, desde que demitiu o ex-CEO por atos que "lesaram a empresa".

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, Guilhermino Rodrigues foi também presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, administrador do Metropolitano de Lisboa e trabalhou de perto com António Guterres: primeiro como assessor do primeiro-ministro e depois como secretário de Estado dos Transportes nas duas legislaturas.

A 10 de maio, a TAP anunciou a apresentação de um pedido de insolvência da Groundforce, onde detém uma participação de 49,9%, após ter falhado os pagamentos pelo aluguer dos equipamentos. A companhia aérea quer encontrar um acionista "com capacidade financeira" para a empresa.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse na semana passada no Parlamento que, "apesar de ser um processo delicado e incerto", este processo de insolvência dará "pela primeira vez um caminho" à TAP, que vai propor a conversão do seu crédito na Groundforce em capital.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?