O primeiro-ministro assegurou que vai indicar o nome do sucessor de Mário Centeno após a reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assegurou hoje que o Governo vai indicar o nome do novo governador do Banco de Portugal (BdP) após a reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira.
"Durante a próxima semana, nós tomaremos essa posição e, portanto, no Conselho de Ministros de quinta-feira anunciaremos a nossa posição", disse.
Luís Montenegro falava aos jornalistas à chegada à Herdade do Chão da Lagoa, localizada nas montanhas sobranceiras ao Funchal, onde hoje decorre a festa anual do PSD/Madeira, considerado o maior evento partidário organizado na região, com a presença de milhares de pessoas.
O mandato de Mário Centeno enquanto governador do Banco de Portugal (BdP) termina hoje e o mesmo já se mostrou disponível para continuar mais um mandato à frente do banco central.
O primeiro-ministro não indicou qualquer nome para suceder a Centeno, mas, questionado sobre o perfil para o cargo, sublinhou que "o perfil do governador do Banco de Portugal não muda com o tempo".
"É sempre o mesmo", disse, acrescentando que "terá de ser e é uma pessoa competente, uma pessoa que garanta tudo aquilo que é o cumprimento das funções de um banco central, naquilo que é a arquitetura que hoje à escala europeia também está definida".
Embora Mário Centeno se tenha mostrado disponível para continuar mais um mandato à frente do banco central, tudo aponta para que o ex-ministro das Finanças não seja reconduzido, nomeadamente depois de ter tido vários momentos de tensão com o Governo.
O nome do próximo governador é indicado pelo Governo mas tem depois de passar pela Assembleia da República para uma audição, e as comissões parlamentares apenas funcionam até à próxima sexta-feira, dia 25 de julho, indo depois para férias parlamentares.
Governo anuncia governador do Banco de Portugal na quinta-feira
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.