Empresário indiano foi acusado de manipular as ações das suas empresas e passou de terceiro homem mais rico do mundo a sétimo. O grupo que lidera já perdeu cerca de 72 mil milhões na bolsa nos últimos dias, apesar do seu líder negar todas as acusações.
Tudo começou com um relatório feito por uma empresa de pesquisa de mercado, a Hindenburg Research, que divulgou um relatório onde acusava a Adani Group de "manipulação descarada". Em cerca de três dias o seu líder, Gautam Adani, passou de terceiro a sétimo homem mais rico do mundo, perdendo milhões de euros.
REUTERS/Amit Dave
De acordo com o documento – que foi tornado público apenas alguns dias antes da venda de ações - o bilionário indiano está a ser acusado de vários crimes, entre os quais uma fraude fiscal que ascende aos 218 mil milhões de dólares. A Hindenburg Research – uma empresa que se dedica a executar relatórios de empresas cotadas e fazer apostas em bolsa – avançou ainda que o Adani Group "manipulou preços de ações" e detém dívidas que colocam a empresa numa "situação financeira precária".
Mas, segundo a revista Time, o empresário Gautam Adani não é o único envolvido. O relatório dá conta que tanto os seus irmãos Rajesh e Vinod Adani, como alguns associados, estão envolvidos em casos de suborno, fuga ao fisco e criação de paraísos fiscais nas Maurícias, nos Emirados e nas Caraíbas no valor de 4,5 mil milhões de dólares.
O caso estará já a ser investigado pelo Securities and Exchange Board of India (SEBI) e pelo Directorate of Review Intelligence e o principal partido de oposição da Índia já se pronunciou exigindo uma investigação.
Ainda assim e apesar das suspeitas, aReutersdá conta de que os principais bancos públicos da Índia não estavam preocupados com os riscos económicos.
Já empresa indiana respondeu às acusações com a garantia de que tudo não passa de "uma combinação maliciosa de desinformação e alegações obsoletas, infundadas e desacreditadas". Jugeshinder Singh, diretor financeiro do grupo, disse em comunicado que o grupo "sempre cumpriu a lei", pelo que ponderava avançar com uma ação legal.
Mas esta garantia não foi suficiente para evitar uma queda abrupta em bolsa. A título de exemplo, só esta segunda-feira, as empresas Adani Transmission,Adani Total Gas, Adani Green Energy ADNA, Adani Power ADAN.NS e Adani Wilmar ADAW.NS caíram entre 5% e 20%.
Gautam Adani era visto como um dos homens mais ricos e influentes do mundo, tendo à sua frente apenas Elon Musk e Jeff Bezos (de acordo com uma lista daForbes). Foi no final dos anos 80 que criou um verdadeiro império, através do nascimento de uma empresa dedicada ao setor das infraestruturas e que opera em portos, aeroportos e minas de carvão por todo o mundo.
Era apontado como um verdadeiro "self-made billionaire" (um bilionário que "se fez sozinho"), que tinha conseguido um património avaliado em 118 mil milhões de dólares.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"