O acordo alcançado esta terça-feira prevê que Changpeng Zhao abandone a liderança da maior plataforma de criptomoedas do mundo. A empresa terá de pagar uma coima de 4,3 mil milhões de dólares.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), aceitou declarar-se culpado de crimes de lavagem de dinheiro e pagar uma multa de 50 milhões de dólares, cerca de 45,7 milhões de euros ao câmbio atual, numa audiência que decorreu esta terça-feira num tribunal federal em Seattle, avança a Bloomberg.
Changpeng Zhao ceo da binance
Zhao aceitou igualmente abandonar a liderança da Binance, como parte de um acordo com o Departamento do Tesouro norte-americano e da Commodity Futures Trading Commission (CFTC). Já a Binance, maior plataforma de criptomoedas do mundo, irá declarar-se culpada das acusações e pagar uma coima de 4,3 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros).
A Binance era acusada de lavagem de dinheiro, fraude bancária e violação de sanções internacionais, em concreto o incumprimento das sanções impostas pelos EUA contra a Rússia e o Irão.
De acordo com a acusação, entre agosto de 2017 e outubro do ano passado, a Binance e o seu CEO estiveram envolvidos num "esforço deliberado e calculado" para lucrar no mercado dos EUA sem implementar os mecanismos de controlo exigidos pela lei norte-americana.
Pelas 20h00, o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, irão dar uma conferência de imprensa onde divulgarão mais detalhes do acordo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.