ASAE indica que foram ainda instaurados 84 processos-crime e 51 de contraordenação, na sequência de uma série de ações de fiscalização ao setor do azeite intensificadas por força das tentativas de fraude desencadeadas pela escalada do preço do "ouro líquido" .
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, ao longo do ano passado, mais de 149 mil litros de azeite e óleo alimentar (incluindo óleo de bagaço de azeitona, comestível e de fritura), com um valor estimado superior a 404.400 euros.
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a ASAE indica ainda que foram instaurados 84 processos-crime e 51 de contraordenação, na sequência de uma série de ações de fiscalização versando sobre o setor do azeite, "em todas as fases da cadeia, designadamente fabrico, embaladores, circuitos de distribuição, transporte e pontos de venda.
Como infrações criminais destaca-se a fraude sobre mercadorias, géneros alimentícios falsificados, uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica, e usurpação de denominação de origem ou de indicação geográfica. Já no que toca às infrações contraordenacionais a ASAE refere o incumprimento das regras relativas às práticas leais de informação, à comercialização de azeites e óleo de bagaço de azeitona com rotulagem irregular, a falta, inexatidão ou deficiência na rotulagem e de indicação das menções obrigatórias nos géneros alimentícios, entre outras.
"Com o aumento do preço, o azeite foi alvo de inúmeras tentativas de fraude, nomeadamente por mistura com outros óleos vegetais, o que motivou a necessidade de um aumento dos controlos e investigações por parte da ASAE, quer em embaladores, distribuidores em lojas físicas ou comercializado através das plataformas online", explica.
Apesar de o preço do azeite apresentar uma tendência de descida, a ASAE garante que, "ao longo de 2025, continuará a desenvolver ações de fiscalização no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, bem como realização de colheita de amostras para análise no Laboratório de Segurança Alimentar, promovendo uma concorrência sã e leal entre os operadores económicos, com o objetivo de garantir que o setor do azeite se mantenha competitivo, transparente e seguro, assegurando que os produtos que chegam à mesa dos consumidores portugueses cumpram os mais elevados padrões de segurança alimentar".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"