Sábado – Pense por si

Fernanda Amorim, a mulher mais rica de Portugal

Ana Taborda
Ana Taborda 28 de julho de 2022 às 07:00

Neta de um empresário que embarcou clandestinamente para o Brasil - onde fez fortuna - e filha de um médico, tirou o curso de secretariado em Londres e serviu muitas vezes de intérprete ao marido, Américo Amorim. Escreveu um livro, fez três museus, tem um mini jardim zoológico com cangurus australianos e aves exóticas.

Fernanda Amorim já tinha vários documentos e fotografias de antigas padarias do Rio de Janeiro quando, durante uma viagem ao Brasil, resolveu começar a investigar a vida do avô. Uma pesquisa que a levou a prédios em ruínas, alguns ainda com vestígios de chão de cerâmica português e até um cofre fabricado em Vila Nova de Gaia. António Alves de Oliveira Júnior tinha viajado de Portugal para o Brasil clandestinamente em 1893, sem dinheiro para pagar o bilhete de barco ou para comprar uma simples mala.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.