Sábado – Pense por si

Número de cidadãos mais ricos mais do que duplica em quatro anos

Jornal de Negócios 26 de dezembro de 2022 às 09:10
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Os números constam do mais recente relatório sobre combate à evasão e fraude fiscais da AT, citado pelo JN. Desta lista, 343 pessoas contam com um rendimento anual de mais de 5 milhões de euros.

O número de cidadãos mais ricos em Portugal seguidos pela Unidade de Grandes Contribuintes (UGC) mais do que duplicou para 1.602 o ano passado, face aos 758 contabilizados em 2017.

Os dados constam do relatório sobre combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e são citados pelo Jornal de Notícias (JN).

Entre este grupo, 685 declaram um rendimento anual de mais de 750 mil euros e 343 contam com montantes superiores a 5 milhões de euros.

A lista de grandes contribuintes da AT inclui não só particulares, como empresas, pelo que somando estas entidades o número total dos maiores pagadores de impostos do país sobe, segundo o referido documento citado pelo JN, para 4.923 pessoas jurídicas.

Artigos Relacionados
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.