Sábado – Pense por si

Fazer vinho cá com sotaque brasileiro

Raquel Lito
Raquel Lito 16 de novembro de 2021 às 20:00

Apreciam vinhos sofisticados e têm muito dinheiro para investir. Uns trocam a banca pelas castas, outros coordenam as equipas do outro lado do Atlântico. O negócio compensa.

Recuperou 20 anos de vida, diz o próprio. Isto apesar de trabalhar 10 horas por dia entre as vinhas e reuniões com enólogos. Natural de Belo Horizonte, no Sudeste brasileiro, Cristiano Gomes cansou-se do stress na banca – levava uma carreira de três décadas, tem 63 anos – e decidiu fazer-se à vindima. Transita entre o Brasil, Vila Real (perto das quintas vinícolas) e Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.