Sábado – Pense por si

Como (tentar) conseguir um aumento salarial

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 16 de outubro de 2022 às 10:00

Nem todos os trabalhadores têm o mesmo poder e há passos básicos para preparar a conversa difícil com o seu chefe e ganhar força na negociação. Quer um salto maior no salário? Na maioria dos casos só com ofertas de fora – ou saindo da empresa.

Andreia Vinagre trabalhava como rececionista num restaurante de luxo perto do mar, na zona de Lisboa, quando a chefia lhe alterou as funções – a pandemia forçara alterações e Andreia passou a acumular o que fazia com o serviço à mesa. Durante dois anos foi construindo o caminho para pedir um aumento salarial. Primeiro, reuniu informação: sabia que uma empregada de mesa ali ganhava mais 100 euros mensais do que uma rececionista, não contando com a vantagem das gorjetas, às quais ela não tinha acesso por inteiro. Depois, foi notando junto da chefia que era cumpridora e que os clientes gostavam dela. Até que, em março, renovou o pedido de forma aberta: merecia um aumento. Inicialmente a diretora deu um sinal muito positivo, mas uma semana depois veio o balde de água gelada – Andreia não trabalhava no turno da noite, por ser mãe de uma criança pequena, e por isso não teria direito ao aumento. “Pode imaginar como fiquei depois de ouvir isso”, conta Andreia Vinagre, 35 anos. “Não fiquei lá”, remata.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?