A Comissão Europeia propôs acrescentar tarifas de 25% aos produtos norte-americanos em resposta às tarifas aplicadas por Donald Trump ao bloco.
Em resposta à decisão de Donald Trump de aplicar tarifas sobre o aço e ao alumínio da União Europeia (UE), a Comissão Europeia propôs tarifas de 25% às importações norte-americanas.
REUTERS/Yves Herman
Segundo um documento obtido pela agência noticiosa Reuters, as tarifas irão entrar em vigor a 16 de maio para certos produtos, e a 1 de dezembro para os restantes. No entanto, Bourbon, um tipo de whiskey norte-americano, vinho e produtos lácteos foram retirados da lista original de produtos revistos pela Comissão em março.
A Comissão tinha originalmente previsto uma tarifa de 50% sobre o Bourbon, o que levou Donald Trump a ameaçar com uma tarifa de 200% sobre as bebidas alcóolicas da UE, caso o bloco levasse a cabo a medida.
Esta segunda-feira, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a proposta "tarifas zero" para os bens industriais nas trocas entre a UE e os EUA. "Este é um ponto de viragem importante para os Estados Unidos, mas estamos prontos a negociar e, por isso, propusemos tarifas zero para os bens industriais, como fizemos com sucesso com muitos outros parceiros comerciais, porque a Europa está sempre pronta para um bom acordo, e mantemo-lo em cima da mesa", explicou a líder europeia.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.