Sábado – Pense por si

Combustíveis ficam mais caros apesar de novo alívio fiscal no ISP

Jornal de Negócios 06 de maio de 2022 às 20:34
As mais lidas

O Governo reforçou a descida no ISP que irá vigorar na próxima semana mas, ainda assim, os consumidores deverão pagar mais nos postos de combustível a partir de segunda-feira.

O Governo informou que determinou uma redução adicional do ISP de 1,2 cêntimos por litro de gasóleo e de 2 cêntimos por litro de gasolina, o que, diz, eleva o alívio global da carga fiscal nos combustíveis para 21,5 cêntimos no litro de diesel e de 22,5 cêntimos na gasolina.

combustíveis, gasolina, gasóleo, bomba
combustíveis, gasolina, gasóleo, bomba

Apesar desta medida, o Executivo estima que os preços dos combustíveis nas bombas fiquem mais caros a partir de segunda-feira, o que decorrerá da subida nos preços nos mercados internacionais.

Assim, o litro de gasolina deverá ficar cerca de cinco cêntimos mais caro na próxima semana, enquanto no gasóleo a subida será de aproximadamente um cêntimo por litro.

Os cálculos do Governo são feitos com a chamada "variação assumida com o efeito ISP".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.