NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Estimativas de Georges Dib, economista da Euler Hermes, revelam que o Brexit já custou 138 mil milhões de euros às economias de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha.
O Brexit já custou dois mil milhões de euros em oportunidades de exportação perdidas para Portugal, segundo as estimativas de Georges Dib, economista da Euler Hermes, acionista da portuguesa Cosec, de seguros de crédito.
Em comunicado, o especialista detalhou que "esta é uma análise ao custo de oportunidade", acrescentando que, "desde que o Reino Unido votou pela saída da União Europeia, Portugal perdeu oportunidades de exportação na ordem dos dois mil milhões de euros".
Segundo as estimativas de Georges Dib, aliás, o Brexit já custou 138 mil milhões de euros às economias de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha.
Ainda assim, garantiu o economista, o mercado nacional foi dos menos afetados.
"No caso da Alemanha, por exemplo, esse valor foi de 50 mil milhões de euros. Em Espanha, de 7,8 mil milhões de euros", detalhou.
Para Georges Dib, caso se dê uma saída sem acordo, isso "pode provocar uma quebra de 7,3% nas exportações portuguesas para o Reino Unido em 2019, o que equivale a perdas de 270 milhões de euros", segundo a mesma nota.
De acordo com o comunicado, "os setores mais afetados serão a indústria automóvel e de maquinaria e equipamentos. Entre o médio e o longo prazo, as estimativas disponíveis apontam para que a quebra nas exportações para o Reino Unido sejam de entre 15 e 26%", acrescentou Georges Dib.
O especialista recorda que o Reino Unido é "o quarto maior destino das exportações portuguesas (7%), a seguir a Espanha (26%), França (13%) e Alemanha (12%)".
Além disso, de acordo com Georges Dib, há um elevado potencial de impacto no turismo português, num contexto em que 22% dos passageiros que entram nos aeroportos portugueses são britânicos".
Esse risco, acrescentou, "pode ser mitigado através da medida anunciada de não requerer visto a turistas do Reino Unido".
Brexit: Portugal já perdeu 2 mil ME em oportunidades de exportação
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.