Sábado – Pense por si

BCE sobe de novo as taxas de juro em mais 50 pontos base

Jornal de Negócios 15 de dezembro de 2022 às 13:22
As mais lidas

A autoridade monetária avançou com a decisão esperada pelo mercado e aumentou as três taxas de juro de referência na Zona Euro.

O Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juro na Zona Euro em mais 50 pontos base. A decisão foi anunciada esta quinta-feira após o Conselho do BCE, sendo que este é o quarto aumento consecutivo com vista a controlar a inflação. Ainda assim, representa um alívio no ritmo de subidas já que a última tinha sido de 75 pontos base.

Christine Lagarde
Christine Lagarde

A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento sobe para 2,5%, enquanto a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez avança para 2,75% e a taxa aplicável à facilidade permanente de depósito cresce até 2%, com efeitos a partir de 21 de dezembro de 2022.

(Notícia em atualização)

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.