Sábado – Pense por si

A fatura dos apoios à banca: "Vai sobrar para os contribuintes"

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 29 de abril de 2021 às 14:00

A convicção de Paulo Soares Pinho, da Nova SBE, é partilhada por vários especialistas. As moratórias e linhas de financiamento, que foram cruciais para mitigar a crise, têm risco claro para o erário público.

Há uma fatura à espera de aparecer para os contribuintes, escondida nas moratórias bancárias e nas linhas de financiamento especiais criadas na pandemia? Numa altura em que o pior da crise sanitária parece ter passado, cresce um consenso entre especialistas de que as finanças públicas não escaparão a uma parte importante do custo das medidas de emergência para a economia que passaram, e ainda passam, pela banca.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.