Sábado – Pense por si

A fatura dos apoios à banca: "Vai sobrar para os contribuintes"

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 29 de abril de 2021 às 14:00

A convicção de Paulo Soares Pinho, da Nova SBE, é partilhada por vários especialistas. As moratórias e linhas de financiamento, que foram cruciais para mitigar a crise, têm risco claro para o erário público.

Há uma fatura à espera de aparecer para os contribuintes, escondida nas moratórias bancárias e nas linhas de financiamento especiais criadas na pandemia? Numa altura em que o pior da crise sanitária parece ter passado, cresce um consenso entre especialistas de que as finanças públicas não escaparão a uma parte importante do custo das medidas de emergência para a economia que passaram, e ainda passam, pela banca.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.